Eu sempre quis ter um blog, mas nunca encontrei o foco certo, adequado, algo que me cativaria a manter a disciplina da atualização constante. Algumas tentativas de blogs mais genéricos falharam, e a coisa ficou por aí mesmo. Quando saí da empresa que trabalhava até agosto deste ano, percebi que havia espaço para um blog sobre o futuro digital do mercado editorial. Então pensei em um nome para o blog, um servidor e, com a correria dos eventos de setembro – FLIP e Bienal do Livro – e da Feira de Frankfurt, o projeto mais uma vez se arrastava.
Até que chegou um convite da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) para eu fazer uma apresentação no dia dedicado aos profissionais na Primavera dos Livros. O tema da jornada: o livro digital. Eu tinha apenas uma semana, recorri aos amigos no exterior, me esforcei, passei uma noite em claro e – voilá –, montei uma apresentação. No meio do processo, acabei me deparando com muita informação que exigia mais análise e não poderia ser apresentada nos parcos 30 minutos do evento. Também reencontrei a paixão por este tema tão fascinante: o e-book. Então, com mais uma noite em claro nasceu este blog.
A idéia é discutir a revolução digital que está acontecendo no mercado editorial. Vamos discutir e-books, e-readers, novos modelos de negócio, apresentar tanto inovações que surgem em empresas startup como as políticas das grandes empresas deste mercado. Vamos focar o Brasil, mas ao mesmo tempo ficar de olho no que acontece lá fora. Espero que as informações deste blog possam ser bastante úteis ao mercado editorial e que o espaço dos comentários gere uma saudável discussão de idéias.
E aqui está a apresentação feita na Primavera dos Livros, o verdadeiro marco zero deste blog:
Recent Comments